depilaçDepilação a laser

É uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. O conceito de fototermólise seletiva (utilizado na depilação a laser), leva a destruição do folículo piloso através da melanina.A técnica também é comumente chamada de depilação definitiva, no entanto, este nome é incorreto, pois a depilação não garante que os pelos não voltem a crescer.

A depilação a laser pode ser feita por qualquer pessoa que se incomode com seus pelos ou com os outros métodos de depilação, com a cera e a lâmina. Há indicações especiais para casos de pseudofoliculite (pelos encravados) tanto em virilha, que acaba manchando a região, quanto rosto, pernas ou qualquer outra região do corpo. Geralmente começa-se a fazer a depilação a laser a partir dos doze anos de idade.

 

Como é feita a depilação a laser

A depilação a laser remove os pelos progressivamente

O procedimento é realizado com o uso de um aparelho emissor de laser, imposto exatamente sobre os pelos a serem eliminados. Na depilação a laser, o alvo é a melanina, substância responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo, causando dano térmico mínimo ao tecido adjacente.

Ao ser disparado o pulso de laser, ocorre a absorção dos fótons de energia pela melanina. O calor absorvido é liberado pelo bulbo e pela haste do pelo, causando uma destruição térmica das estruturas do pelo.

Sessões de depilação a laser

As sessões devem ser feitas a cada 30 ou 45 dias.

Cuidados antes de se submeter à depilação a laser

O paciente deve evitar pegar sol, não deve retirar os pelos com pinça ou cera no mês antecedente, antes da sessão é feita a retirada dos pelos com lâmina de barbear ou creme depilatório.

Cuidados após a depilação a laser

A pessoa não deve se expor ao sol, deve usar protetor solar com FPS mínimo de 30 e sempre seguir as recomendações do médico.

Contraindicação à realização de depilação a laser

Pessoas com infecções ativas nas áreas a serem tratadas não podem realizar a depilação a laser. Caso haja o crescimento repentino de pelos, deve ser realizada investigação hormonal anteriormente.